segunda-feira, 11 de maio de 2020

TRISTÃO BARROS



Nasceu no sítio Barrocas, Santana do Matos-RN. Nascido em 21 de janeiro de 1896. Filho do Coronel Luiz Martins de Oliveira Barros e de Isabel Martins de Macedo Cabral Barros. Iniciou seus estudos no Atheneu Santanense, em 1908, depois no Colégio Diocesano Santo AntÔNIO, EM Natal. Ingressou na Faculdade de Farmácia, em Recife, graduando-se em 1923. Em 1925, mudou-se para Currais Novos, ainda com a Farmácia Triunfo. Em Currais Novos, colaborou na fundação do Ginásio Coronel José Bezerra. Militou na política ao lado de Dinarte Mariz, José Augusto Bezerra e Juvenal Lamartine. Em 1935, apoiado pela comunidade curraisnovense, foi nomeado prefeito pelo Governador recém-eleito, Doutor Rafael Fernandes Gurjão. Em 21 de abril de 1936, foi assassinado em Natal por um tenente do Exército, insatisfeito no preparo de subversão que culminou com a Intentara Comunista, em Novembro de 1935.
Diante de pesquisa de arquivo, notou-se que há um registro de lei que designasse a supracitada rua. Assim, mediante a exposição de sua biografia, podemos perceber que, apesar de Tristão Barros não ser um curraisnovense, dedicou grande parte de sua vida aos poblemas políticos do nunicípio de Currais novos, do qual foi prefeito. Desta forma justa homenagem ´por pate de nossos representantes políticos (inclusisve, há um colégio na Cidade com seu nome)
FONTE – LIVRO TORORÓ, BERÇO DE CURRAIS NOVOS, DE JOABEL RODRIGUES DE SOUZA - FOTO EXTRAIDA DO BLOG DOCUMENTAÇÃO DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O XXI BLOG DO STPM JOTA MARIA, MOSSOROENSE, NASCIDO EM 1961, POLICIAL MILITAR DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR. SERVI NA PMRN POR 30 ANOS, PASSANDO POR TODAS AS GRADUAÇÕES, DESDE SOLDADO A SUBTENENTE. AMO A CORPORAÇÃO PROVA ESTÃO NOS 260 LINKS INSTALADO NO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

Minha lista de blogs